Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Saber mais | Continuar

Norbert e Renate Martin: Uma vida dedicada à Família, a Schoenstatt e à Igreja

A 18 de junho de 2020, Dia de Aliança, Norbert Martin partiu para a Casa do Pai. Foi sepultado no dia 25 de junho, em Vallendar. Junto com a sua esposa Renate, dedicaram grande parte da sua vida à construção da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt na Alemanha e a nível Internacional. Foram membros do Conselho Pontifício para a Família e amigos pessoais de São João Paulo II.

Quem foi Norbert Martin
Norbert Martin nasceu a 10 de julho de 1936, a cerca de 30 km de Schoenstatt. Estudou Língua e Literatura Alemã, Teologia Católica e Estudos Sociais Cristãos nas Universidades de Münster e Freiburg. Doutorou-se em Sociologia da Religião (1967) e foi responsável pela disciplina de Sociologia na Universidade de Koblenz-Landau, onde lecionou até à aposentação (2001).
Uniu-se em Matrimónio com Renate em 7 de junho de 1965 e tiveram quatro filhos (3 raparigas e um rapaz). Como casal, encontraram-se várias vezes com o P. José Kentenich, depois do seu regresso do exílio (entre 1966 e 1968). Num desses encontros, em que dialogavam sobre o trabalho de Norbert na Universidade, o Pai Fundador pediu-lhe que se dedicasse à Família. Desde então, Norbert passou a investigar nas áreas de Sociologia da Família e da Juventude (e ainda da saúde e da religião), tendo numerosas publicações na área.
Foi professor visitante da Pontifícia Universidade Lateranense, que abriga o “Pontifício Instituto João Paulo II para os Estudos sobre o Matrimónio e a Família”, durante 12 anos. Em 1980, Norbert e Renate foram nomeados pelo Papa João Paulo II auditores do Sínodo dos Bispos sobre a Família, dedicado ao tema “A missão do matrimónio e da família no mundo de hoje”, a partir do qual foi elaborada a “Familiaris Consortio”. Desde 1981, passaram a integrar o Conselho Pontifício para a Família.
Cresceu uma profunda amizade entre eles e São João Paulo II, com quem partilharam mais de 50 refeições, tendo o casal sido convidado a passar férias de verão com os seus filhos em Castel Gandolfo. Renate e Norbert Martin publicaram em alemão, com comentários, as Catequeses de São João Paulo II sobre o Matrimónio e a Família, livros sobre planeamento familiar e sobre a Teologia do Corpo. Deram numerosos seminários e cursos nessas áreas em várias universidades e para diversos grupos na Igreja, em vários países europeus.

 image1

Norbert Martin, com os então Assessores da União de Famílias em Portugal
(Schoenstatt, agosto de 2004).


Uma vida dedicada à União Apostólica de Famílias

Renate e Norbert Martin, pertencentes ao 11º Curso da União Apostólica de Famílias na Alemanha, “Cor Ecclesiae”, foram dirigentes da comunidade neste país em dois mandatos consecutivos. Foram os principais impulsionadores da constituição da União de Famílias Internacional. Profundos conhecedores do pensamento do Pai Fundador a respeito da União de Famílias, lutaram para que os seus ensinamentos fossem integrados nas diretrizes aprovadas pelo 1º Capítulo Geral em 2005. Foram eleitos primeiros dirigentes da União Internacional.


Casal Martin e a fundação da União Apostólica de Famílias em Portugal

As vivências com o casal Martin estão gravadas no coração de todas as famílias da União Apostólica em Portugal que tiveram o privilégio de os conhecer. Estabeleceram estreitos vínculos com todos os casais, em oração e cuidado atento (testemunhos serão publicados nos próximos artigos). Irradiavam alegria, paz e santidade.
Acompanharam ativamente o caminho que levou à aceitação da candidatura do 1º Curso da União de Famílias em Portugal pela Presidência Geral de Schoenstatt, em 1 de outubro de 2003. Em agosto de 2004, enriqueceram com inesquecíveis conferências as Jornadas do 1º Curso em Schoenstatt, para entrega do Ideal de Curso, «Família Santa no Coração do Pai», tendo interpretado esse ideal à luz do pensamento do Padre Kentenich. Fizeram questão de estar presentes nas Jornadas da 1ª Consagração na União Apostólica de Famílias do 1º Curso, no Santuário Tabor da Mãe da Igreja, em Aveiro (agosto de 2005). Em 13 de agosto de 2008, presidiram também à 3ª Consagração deste curso na União de Famílias, no Santuário Original… e clarificaram o que somos chamados a ser na vivência desta vocação de casal e família: “Sede Kentenichianos!”

 conjunto1

Com o 1º Curso da União de Famílias em Portugal, em 2004; 2005 e 2008 (da esquerda para a direita).

Em 2011, marcaram presença na Consagração Perpétua do 1º Curso, no Santuário Tabor da Mãe da Igreja, o que foi uma grande honra e alegria para todos!

 image5

Em 6 de agosto de 2011, na Eucaristia da Consagração Perpétua do 1º Curso.


Acompanharam a formação e crescimento do 2º curso, «Família Santa, Instrumento de Maria na Missão do Pai». O amor e carinho que nutriam e nutrem por cada um espelha-se na presença das fotos dos cursos da União Apostólica de Famílias de Portugal no seu Santuário-Lar, onde rezam por cada família de forma individual. Este amor, singular, singelo e pessoal, que os bons pais conseguem transmitir, fazia-nos sentir que quando nos falavam, ninguém nem nada mais existia. Éramos só nós! Toda a sua atenção se focava em nós e no que nós precisávamos.

 image6

 2º Curso (21 de agosto de 2013) – Convite para a 1ª Consagração do curso
na União Apostólica de Famílias, em Schoenstatt

Estiveram presentes na 1ª Consagração do 2º Curso na União, em Schoenstatt, em 20 de agosto de 2014. Nesse dia, novamente reiteraram e incentivaram a vivência do nosso Ideal e missão, e a importância da Família na construção da Igreja dos novos tempos.

 image7

Renate e Norbert Martin, incentivando o curso “Família Santa, Instrumento de Maria na Missão do Pai”
(20 de agosto de 2014, Hillscheid)

A União de Famílias em Portugal, com todo o 1º Curso, um casal representante do 2º Curso e com o 3º Curso no coração, teve a última vivência presencial com o casal Martin na celebração do Centenário de Hoerde (100 Anos de Fundação da União Apostólica) em Schoenstatt, em agosto de 2019.

 image8

Em 18 de agosto de 2019, junto à Igreja da Adoração, na celebração dos 100 Anos de Hoerde
(com a União de Mães e a Ir. M. Liane, anterior Assessora)

Em 2004, deram-nos um conselho fundamental para a caminhada: “Devem conhecer profundamente todo o mundo de valores do Pai Fundador e reconhecer a sua visão de futuro para a União de Famílias”. Com muita gratidão, rezamos ao Pai do Céu que acolha Norbert bem junto de Si (e do P. Kentenich), e que Maria estenda o Seu manto protetor sobre a Renate e toda a família Martin.

O 1º e 2º Cursos da União de Famílias em Portugal


 


Mensagens, comunicados orações e outros para este tempo de Covid19

 

Mensagens e Comunicados

Comunicado do Diretor Nacional a propósito das medidas de desconfinamento | 3 de maio 2020

Mensagem do Diretor Nacional à Família de Schoenstatt

 Comunicado das Senhoras de Schoenstatt à Família Nacional

Eucaristia, Liturgia e intenções 

Transmissão diária das Missas

Para pedir intenções para as Missas: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
(devem enviar até no máximo às 12horas do próprio dia)

Oração para ajudar à Eucaristia Espiritual

Esquema para a Liturgia da Palavra em casa e em família

Ofertório das Missas

Pode-se fazer o ofertório para a Missa por MBWAY ou por transferência

Lisboa: MBWAY: 932 236 028 
 IBAN DE LISBOA: PT 50 0033 0000 4538 3853 46705 

IBAN DE AVEIRO : PT50 0010 0000 15124840002 32

IBAN DO PORTO : PT50 0035 0664 00012743930 44