Este site utiliza cookies. Continuando a navegar está automaticamente a autorizar os mesmos. Saber mais | Continuar

logo nomeschoenstatt

 

 

 

 

 

 

Comunicado à Família de Schoenstatt COVID19

Querida Família de Schoenstatt em Portugal,

Estamos a atravessar por uma situação extraordinária que nos está a obrigar a rever os nossos hábitos de vida e a olhar para o essencial. Em vários momentos difíceis da história de Schoenstatt, o Pe. Kentenich convidava à Família de Schoenstatt a voltar ao fundamento da sua existência: a fidelidade de Maria à Aliança selada com Ela no Santuário: Mater perfectam habebit curam et victoriam! (A MTA cuidará perfeitamente de tudo e vencerá!)

Com Ela queremos caminhar uma quaresma diferente. Nas próximas semanas vamos experimentar um jejum muito concreto e real. Além do jejum do trabalho, da normalidade do  quotidiano, dos encontros com amigos e familiares, vamos ter que jejuar da presença sacramental de Jesus na eucaristia. O que até agora era uma presença evidente na nossa vida de fé, torna-se agora uma ausência. As circunstâncias obrigam-nos a redescobrir os nossos vínculos de maneira diferente.

Vamos passar muito tempo nas nossas casas. Uma grande fonte de graças e bênçãos da nossa Família são os santuários-lar e as diversas maneiras em que Nossa Senhora tem tomado posse dos nossos quartos e salas de estar através dos cantinhos de oração. Também através das imagens da Campanha da Mãe Peregrina, com que Ela nos visita desde os nossos santuários. E uma grande rede que envolve a todos partir dos nossos Santuários. Somos um povo da Aliança que vive com a consciência de que Maria esta junto de nós e caminha connosco ao encontro de Jesus. 

Nesta quaresma tão particular, queremos reforçar o espírito de oração à volta da presença de Nossa Senhora nos nossos lares. Que a ausência sacramental de Jesus na eucaristia celebrada em comum, possa tornar-se uma consciência da Sua presença em Espírito quando nos reunimos em oração. Um desafio concreto vai ser celebrar o domingo como o dia consagrado ao Senhor. Como celebrá-lo nestas circunstâncias?

Além de assistir a eucaristias via os meios de comunicação social, pode ser uma oportunidade para celebrar em família uma liturgia da palavra e reviver a experiência de sermos igreja doméstica (segue uma proposta de esquema de celebração ao final).

Desde os nossos santuários-lar queremos viver uma caridade ativa e atenta as necessidades dos que estão a nossa volta. Assim como a oração de Jesus é um continuo interceder perante ao Pai pelos que Lhe foram confiados, que a nossa oração se abra a intercessão pelos outros e ajude a reforçar os laços espirituais! Acreditamos na força do capital de graças! Convido-vos incluir na vossa oração, além das próprias famílias e as suas necessidades, aos doentes, especialmente os que estão em maior risco. Rezemos particularmente pelos profissionais da saúde, que estão na linha da frente no combate a esta epidemia. Rezemos insistentemente pela paz. No meio desta crise estamos a assistir a uma nova ola de refugiados na fronteira da Grécia com todos os desafios humanitários e o risco agravado pela epidemia.

Neste sentido gostava de convidar que diariamente pudéssemos rezar a “Oração na aflição” do Rumo ao Céu (RC 501 – 511) ou pelo menos estas estrofes:

Mãe, acolhe-nos solicita
sob o teu manto,
para que o nosso caminhar
seja sempre no céu;
protege-nos da fome, das epidemias e do fogo
a nós, que recorremos a ti, em grande necessidade.
Abre amplamente hoje
o teu coração de Mãe;
e como Colaboradora do Senhor
manifesta em plenitude
o teu poder e a tua bondade,
onde irrompem, fortes, os poderes infernais.
Como o teu Filho durante a sua vida terrena
saciava a fome, consolava
e curava os doentes,
passa com Ele entre nós, abençoando em silêncio,
para nos dar o imenso poder
das tuas mãos de Mãe.
Manifesta-te a todo o mundo como o Grande Sinal,
ante o qual se afastam
a astúcia do demónio e a miséria terrena;
em ti, os povos encontrem refúgio e salvação
e te proclamem alegremente
Medianeira da Redenção.


Família de Schoenstatt, deixa a tua marca, cria laços! Desde o nosso vínculo fundamental com Maria na Aliança de Amor, convido-vos a espalhar esta confiança e fazer dos vossos lares sinais de luz e de esperança para os que estão perto de vocês.

Neste tempo tão particular imploro de modo especial a bênção de Deus sobre toda a Família de Schoenstatt em Portugal.

Unidos na Aliança,
Pe. Lourenço Lutjens
Diretor Nacional

 

Deixaatuamarca

 Descarregar o Comunicado à Família de Schoenstatt COVID19

Descarregar pagela de Oração na Aflição

Assisitir à Missa transmitida a partir do Santuário de Lisboa

 

 

 


Mensagens, comunicados orações e outros para este tempo de Covid19

 

Mensagens e Comunicados

Comunicado do Diretor Nacional a propósito das medidas de desconfinamento | 3 de maio 2020

Mensagem do Diretor Nacional à Família de Schoenstatt

 Comunicado das Senhoras de Schoenstatt à Família Nacional

Eucaristia, Liturgia e intenções 

Transmissão diária das Missas

Para pedir intenções para as Missas: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 
(devem enviar até no máximo às 12horas do próprio dia)

Oração para ajudar à Eucaristia Espiritual

Esquema para a Liturgia da Palavra em casa e em família

Ofertório das Missas

Pode-se fazer o ofertório para a Missa por MBWAY ou por transferência

Lisboa: MBWAY: 932 236 028 
 IBAN DE LISBOA: PT 50 0033 0000 4538 3853 46705 

IBAN DE AVEIRO : PT50 0010 0000 15124840002 32

IBAN DO PORTO : PT50 0035 0664 00012743930 44