.

You are here: Sobre Schoenstatt > Organização de Schoenstatt

Liga Apostólica de Schoenstatt

A finalidade da Liga é formação, inspiração e orientação de apóstolos segundo o espírito da igreja para que estejam presentes e actuem eficientemente nas paróquias, dioceses e no âmbito da sua própria vida e profissão e assim o mundo seja impregnado de vida e de espírito cristão. Nesse sentido, a liga é a comunidade apostólica mais ampla do Movimento de Schoenstatt e organiza-se a nível diocesano.

Para alcançar melhor esta finalidade e corresponder aos mais vastos círculos, existem dois modos diferentes de participar na vida e actuação da Liga: pode pertencer-se à Liga como ‘Membro (ou militante) da Liga’ ou como ‘Cooperador da Liga’.

Os ‘Membros da Liga’ vivem e asseguram o espírito que anima o seu ramo específico (famílias, mães, jovens, etc.) e assumem o compromisso de um apostolado permanente no seu próprio ambiente de vida e profissão. Para isso, também se comprometem à prática dos meios ascéticos de Schoenstatt, aspirando assim à perfeição do seu estado de vida, a santidade da vida diária. Comunitariamente, participam nas actividades do seu ramo e é aconselhável (não obrigatório) formar parte de um grupo.

Os ‘Cooperadores da Liga’ são os que selaram a sua Aliança de Amor e a mantêm viva. Em união com o seu ramo específico (famílias, mães, jovens, etc.), esforçam-se por uma conduta autenticamente cristã e pelas contribuições ao Capital de Graças do Santuário. Chamados a praticar os meios ascéticos de Schoenstatt, não se exige um compromisso além do que é imprescindível e ‘natural’ para o cristão. Eles dedicam-se a actividades apostólicas ocasionais no âmbito da sua vida e da sua profissão, sem um compromisso específico nesse sentido. Podem ter grupo de vida ou não.

As comunidades da Liga Apostólica de Schoenstatt são: