.

You are here: Home

Centenário de Hoerde - 20.08.2019

Acordai e despertai-vos mutuamente!

O que foi Hoerde?

Na história de Schoenstatt o Congresso de Hoerde (cidade alemã) realizado a 20 de Agosto de 1919 foi um acontecimento decisivo, já que aí se consolidaram as linhas essenciais que marcaram Schoenstatt e continuam a ser hoje um dom para toda a Igreja: a liberdade e a magnanimidade, o protagonismo e autonomia dos leigos, o espírito apostólico e o sentido missionário, a força da Aliança de Amor com Nossa Senhora, entre outros. 

Foi nessa Jornada de há 100 anos que se criaram as bases organizativas que foram permitindo o crescimento do Movimento e a integração de todos os que, em liberdade, aspiravam viver em santidade e reconheceram na proposta da Aliança de Amor com Maria um meio seguro para fazer esse caminho.

Hoerde continua atual?

Vamos primeiro ver e conhecer, para depois responder: a partir de agora, serão publicados mensalmente curtos testemunhos que visam dar a conhecer Hoerde, o seu contexto histórico, a sua importância para os desígnios do Movimento, a sua mensagem aplicada aos tempos de hoje e à missão dos leigos na Igreja e na renovação do mundo, do ponto de vista de cada realidade pessoal, familiar, comunitária e enquanto Movimento.

Convidamos cada um, todos os ramos e todas as comunidades a aprofundar e a celebrar estes 100 anos e, assim, a olhar para o futuro e identificar nos sinais dos tempos o modo de viver hoje o legado de Hoerde: o que nos pode tornar instrumento para a Igreja e para a sociedade. Como o Fundador, Pe. José Kentenich, rezamos: “Usa-nos segundo a tua vontade…”. Com esperança, vemos que são inúmeros os desafios do nosso tempo para os quais queremos dar uma resposta efetiva e promissora para a edificação do Reino de Deus hoje.

Como e onde vai ser a celebração em Agosto de 2019?

Vai haver um encontro em Schoenstatt, de 16 a 18 de agosto de 2019, para o qual estamos todos convidados. Informações em www.hoerde2019.org  

 

A história do acontecimento de Hoerde

 

Já agora: sabe como se diz Hoerde? Veja o video: