.

You are here: Missões Familiares

Missões Familiares Católicas

Apresentação do projeto

 

missoes familiares 1No verão de 2015, realizaram-se três Missões Familiares Católicas, uma iniciativa promovida pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt. Depois da experiência que um grupo fez nos últimos três anos, este ano foi o momento para ampliar e abrir a mais famílias, tornando-se ainda mais uma oferta apostólica para a Igreja.

É uma nova etapa deste projeto que teve os primeiros passos em Portugal em torno ao ano 2000, em Borba e no Bacelo - Évora.

Em 2017 houve duas expansões: Na Páscoa um grupo de famílias de Lisboa partiu em missão para o Torrão (diocese de Évora) e no verão, as famílias do Movimento de Schoenstatt do centro - norte, foi em missão para a paróquia de Azurém (Guimarães). Dessa missão nasceram dois novos grupos e assim, em 2018, houve Missões nas dioceses de Aveiro e de Coimbra. Entretanto também em 2018, duas paróquias fizeram os seus próprios grupos de Missões Familiares Católicas, a paróquia do Cartaxo e a do campo Grande - Lisboa. 

As Missões Familiares Católicas começaram no Chile, em 1977, ligadas à espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt. Ao longo dos anos estenderam-se a muitos outros países da América Latina onde o Movimento de Schoenstatt está também presente, bem como pela Europa, incluindo naturalmente Portugal.
A principal razão que esteve por detrás do projecto das Missões Familiares Católicas foi procurar uma vivência concreta de fé entre pais e filhos fora do ambiente exclusivamente familiar e dar testemunho exterior e vivo dessa alegria da família cristã fora do local de vida habitual. Por outro lado, sempre esteve presente a ideia de que as Missões Familiares são uma expressão da realidade da Igreja, pois a Família é Igreja doméstica, chamada a levar o amor de Deus a todos os homens.


As Missões Familiares Católicas são preparadas e vividas por várias famílias como uma grande família. Durante uma semana, optam por deixar o comodismo das suas casas e ter uma vivência alargada de famílias em comunidade, de oração e partilha de bens e serviços, numa vida interna rica de espiritualidade e serviço aos outros, a par de uma verdadeira experiência missionária voltada para o exterior, pelo anúncio da Boa Nova através de Maria, Mãe das Missões.