.

You are here: Home

Missões Familiares Católicas - 2018 - Vieira de Leiria

Paróquia de Vieira de Leiria (Diocese de Leiria - Fátima)

Thumbnail MF VieiraLeiria

Seis famílias, um Padre e um Seminarista, somámos 72 missionários e partimos em Missões Familiares Católicas, desde o Santuário de Schoenstatt, em Lisboa, até Vieira de Leiria.

Durante uma semana vivemos inspirados pelo lema “Alegra-te! Deus chama-te a ser santo!” e, numa grande família de famílias, deixámo-nos surpreender pela riqueza da Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco, trazida à vida.

Em família, como Igreja, procurámos viver o lema a cada momento do dia destas Missões Familiares Católicas: nas refeições conjuntas, nos momentos de oração, nas visitas aos lares, no porta-a-porta, nas reflexões, nos jogos desportivos, nos terços diários, no passeio final, na Procissão de Nossa Senhora dos Milagres, na noite de talentos oferecida à comunidade, nas Missas diárias, nos momentos de recolhimento, nas partilhas, nas tarefas, nos trabalhos extra, na vivência do sacramento da reconciliação, nas brincadeiras com os mais novos, nos momentos de adoração, na expectativa da chegada e na plenitude da despedida!...

Como foi gratificante vermos as Bem-Aventuranças ganharem forma a cada dia, no rosto dos outros, nos pormenores das suas atitudes e nas nossas próprias, nas conversas com a comunidade local, na alegria da fé partilhada, transmitida e recebida como um dom de Deus, na alegria dos momentos em família!

MF VieiraLeiria 02

Como não nos deixarmos tocar profundamente pela presença sentida de Deus no meio de nós, pela ação do seu Espírito Santo, pelo cuidado permanente de Nossa Senhora para connosco e para com a Missão à qual nos sentimos chamados e, em família e com outras famílias, demos o nosso sim?

Voltámos com a convicção de que Deus ama as famílias e que conta com elas para renovar a Sua Igreja, a sociedade e o mundo. E também com a confiança de que as famílias têm muito a oferecer, quando se dispõem à vontade de Deus, quando arriscam partir em missão, sem certezas, mas animados pela alegria da Fé.

Fica o testemunho de um dos jovens que foi pela primeira vez, cheio de dúvidas e com pouca vontade. Dizia ele, no final da semana, que na semana anterior tinha passado uns dias de férias extraordinários, com os amigos, a namorada, muito descanso, praia, saídas, etc. Não lhe tinha faltado nada. E no entanto, chegando ao final da semana de Missões, dizia ele que ali se tinha sentido muito mais feliz e estava, por isso, alegremente surpreendido.

MF VieiraLeiria 03

Pois é, Deus surpreende-nos sempre e quando o experimentamos em família de famílias em missão, parece que sabe ainda melhor! Que Maria, nossa Mãe, torne a chamar muitas famílias a estas Missões Familiares Católicas. Que com Ela e por Ela nos sintamos capazes de continuar este caminho, se Deus assim o quiser!

A Família das Missões Familiares Católicas 2018,
Vieira de Leiria