.

You are here: Home

Missão País

logo missao pais

O que é?

A Missão País é um projecto católico que organiza e desenvolve as Missões Universitárias em várias faculdades de Portugal,  passando pelo Porto, Lisboa e Coimbra. As Missões são semanas de apostolado e de acção social intensivos que decorrem entre o 1º e o 2º semestre.


Todos os anos, milhares de jovens partem em Missão para testemunhar a fé em Jesus e mostrar como ela se vive através da caridade e do serviço.

Todos os que vivem esta alegria em Cristo são chamados a missionar e contagiar corações! E, para isso, não é preciso ir para longe, para os confins do Mundo.
​Podemos e devemos missionar aqui no nosso país, que tanto precisa de nós para continuar a
​“Inspirar gerações que vivam a Fé Católica em Missão”!


Porquê?

Este projecto nasceu duma dupla vontade dos estudantes:

1. A de entregar parte do seu tempo à missão;
2. A de ter na sua faculdade algo que os aproximasse de Deus.

​Sendo o seu local de estudo o sítio onde passavam uma grande parte do seu tempo, sentiam a necessidade de aí poderem falar sobre Jesus.

Assim, seguindo o exemplo da Grande Missionária - Nossa Senhora - deixam tudo e partem com Cristo por Portugal fora. À primeira vista, poderá não ser claro como uma semana de missão poderia satisfazer tal desejo.

​No entanto, durante a semana de missão, o grupo e a amizade aí criados dão frutos no dia-a-dia da faculdade.

 

Como?

Os missionários partem em grupos de cerca de 50 da sua faculdade.

A semana de missão está dividida em 3 partes complementares: missão externa, missão interna e missão pessoal.

 

MISSÃO EXTERNA

​Os missionários dividem-se em grupos mais pequenos – comunidades – e fazem-se à estrada! Põe-se ao serviço em diversas instituições (lares, hospitais, escolas, ATL’s, Santa Casa da Misericórdia, entre outros). Vão também “porta-a-porta”, em pequenos grupos, visitar casas de pessoas com o intuito de evangelizar, ajudar as pessoas nas suas tarefas diárias ou simplesmente fazer companhia!

O culminar da semana dá-se com duas actividades abertas à população: um teatro, representado pelos missionários, e uma vigília de oração.


MISSÃO INTERNA

​Nesta semana, os universitários procuram viver a equação:
Missão = Voluntariado + Oração

Assim, além do serviço aos outros, a oração é também um ponto fundamental! A espiritualidade das missões é guiada por um lema anual que tem como objectivo refletir a situação atual do mundo e do país. Os missionários encontram-se com Jesus na missa diária. Todos os dias é lançado um tema relacionado com o lema, sobre o qual os missionários são desafiados a reflectir nas orações da manhã e da noite.


MISSÃO PESSOAL

​A missão pessoal consiste na aprendizagem que cada um faz durante a semana de missões e que traz consigo para o dia-a-dia. A experiência de ser instrumento nas mãos de Deus, provoca um conjunto de pequenas transformações interiores, que devem ser apreendidas por cada um. Os momentos de oração individual e de partilha são fundamentais para cultivar a missão pessoal.

Enquanto missionários, somos chamados a viver estas três missões de forma plena.

É transformador para a nossa vida fazê-lo verdadeiramente.

 

missao.pais

 

www.missaopais.pt