.

You are here: Home

Missões Familiares Católicas 2016 - Cartaxo


cartaxo2Entre os passados dias 27 de Agosto e 3 de Setembro, um grupo de 6 famílias (pais, filhos e amigos) com quase 70 pessoas regressou ao Cartaxo, para continuar as “Missões Familiares Católicas” ali iniciadas em Agosto de 2015. Desta vez, por já ser o segundo ano desta missão, tivemos a grande alegria de reencontrar muitos cartaxeiros, que nos esperavam para cooperarem nos trabalhos missionários de anunciar a Alegria do Evangelho e de revitalizar a comunidade paroquial do Cartaxo.


Tal como no ano passado, estas 6 famílias representam carismas espirituais diversificados, trazendo uma enorme riqueza ao projeto inspirado e liderado pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt. Esta diversidade tem-se revelado muito importante para a missão, tanto na complementaridade que proporciona para a missão interna, como pela capacidade de adaptação e comunicação que potencia a missão externa.


Desenvolvendo o lema do ano passado – “Fortalecei os vossos corações” – a missão deste ano adotou o lema “Rezar, Amar, Mudar”. Este é o ciclo virtuoso em que entra o coração fortalecido pelo encontro com Jesus: na escola de Maria, aprende a rezar e a deixar-se inundar pelo Amor de Deus, de modo que toda a sua vida seja mudada em verdadeira e própria forma de oração. Por outro lado, aproveitando estarmos a viver o ano jubilar da misericórdia, a espiritualidade da missão interna aprofundou as obras de misericórdia, como forma concreta de dar vida à oração, expressando o amor ao próximo e, assim, mudando o mundo.


cartaxo4Ao longo desta semana, os 70 missionários polvilharam o Cartaxo com as suas camisolas encarnadas, anunciando o lema da missão a todos os que se cruzavam no seu caminho, com a alegria contagiante dos mensageiros do amor de Deus. Durante a manhã, em comunidade, visitaram lares de idosos e da APPACDM, ensaiaram o teatro ou fizeram trabalhos de recuperação dos espaços da Escola José Tagarro, como forma de retribuição do alojamento dos missionários concedido por essa escola e de fazer chegar a mensagem às crianças que a frequentam. Durante a tarde, em família, pequenos grupos de 2 a 4 missionários percorriam as ruas e batiam a todas as portas, convidando os cartaxeiros para as atividades da missão e, de caminho, semeando o Evangelho. Em todos e cada um destes passos, os missionários foram sempre acompanhados pela Mãe Peregrina, não só na moldura da sua imagem, mas principalmente nas inúmeras graças recebidas pela sua intercessão e proteção.

 

cartaxo1Muitos cartaxeiros, já tocados pela missão do ano passado, acompanharam-nos muitas vezes nas atividades do porta-a-porta, facilitando o contacto com os cartaxeiros a quem nos dirigíamos. Além disso, participaram muito intensamente nas Missas diárias, no final das quais rezavam connosco uma dezena de um terço que foi sendo rezado e construído ao longo da semana pelos missionários e pela comunidade paroquial. Na noite de 3.ª feira, enchemos a igreja matriz para uma vigília de oração inesquecível. Na noite de 5.ª feira, lotámos o auditório do Centro Cultural do Cartaxo - o teatro foi um sucesso! Na noite de 6.ª feira, para terminar em grande como só Nossa Senhora sabe fazer, realizou-se uma procissão mariana pelas ruas do Cartaxo, para a qual os cartaxeiros foram convidados a trazer as imagens de Nossa Senhora que têm em suas casas e os missionários levaram o terço de 7 metros construído ao longo da semana, bem como as intenções e oferecimentos de missionários e cartaxeiros, como sinal do capital de graças desta missão.


Como dizia o Pe. Arlindo Miguel, pároco do Cartaxo, ficámos com a sensação de ter arado e revolvido as terras do Cartaxo, nelas depositando a semente do Evangelho. Agora, confiamos a Jesus e à Sua Mãe Maria a graça de ali fazerem crescer a árvore grande e forte de uma comunidade cristã empenhada na Missão de “Rezar, Amar, Mudar”.

cartaxo3