.

You are here: Notícias > Juntos pela Europa - Congresso de Munique

Juntos pela Europa - Congresso de Munique

A caminho do Congresso de Munique

Testemunho da Miti e do Rui

juntos pela europa 2Queridos amigos,


Há mais de 10 anos que fazemos caminho no âmbito do Juntos pela Europa (JpE), uma livre Convergência Movimentos e de Comunidades cristãs que tem vindo a trabalhar a unidade na diversidade.
Schoenstatt tem estado sempre presente e participante, tanto a nível internacional como nacional.

 

O que nos move? - Conhecermo-nos, fortalecermos o respeito mútuo, partilharmos com outros Movimentos e Comunidades cristãs o nosso desejo de juntos contribuirmos para a unidade dos cristãos, realçando o que nos une e reconhecendo que a diversidade de carismas são fatores de enriquecimento e de complementaridade entre os cristãos.

 

Schoenstatt pode e deve dar o seu contributo para esta unidade. De que forma, com que estratégia? Constatamos com muita alegria que a riqueza de Schoenstatt no ambito da família é muito grande, as experiências vividas ao longo de várias gerações em Schoenstatt (graças a Deus que a nossa história já nos permite dizê-lo!) no âmbito da família restrita ou alargada têm sido muito enriquecedoras para a sociedade.

 

Estamos convictos que a mudança que, com Schoenstatt, desejamos realizar à nossa volta, no país e na Europa, passa pela família, a célula mais pequena da sociedade e no entanto com um enorme potencial de transformação do mundo. Mas a união faz a força ...e Juntos, em conjunto com outros Movimentos e Comunidades cristãs, também vocacionadas para a área da família, poderemos realizar mais.

 

Foi com este espírito, que propusemos na Comissão Nacional do "Juntos" em Portugal criar um grupo de trabalho que pudesse dar um contributo para o próximo Congresso "Together for Europe" que se irá realizar em Munique, de 29 de Junho a 1 de Julho (veja aqui o programa).

 

Inspirados no tema do evento, a RECONCILIAÇÃO, lançámos a nível nacional, e envolvendo vários Movimentos, o inquérito on-line com uma pergunta: "COMO É QUE A NOSSA FAMÍLIA CONSTROI A PAZ?" Constatámos uma grande riqueza em muitas das respostas, pelo testemunho das experiências vividas, quer nas próprias famílias quer na Comunidade em que se inserem. Observámos também a predominância de 6 atitudes levadas à prática pelas famílias, como importantes para a construção da paz : Amor, Oração, Perdão, Diálogo, Ajuda e Respeito.

 

Dado o interesse manifestado pela organização do Congresso, deveremos apresentar o trabalho numa das mesas redondas e fórum. (veja aqui o cartaz ilucidativo)

 

Queremos desde já agradecer muito a todas as famílias que nos ajudaram a concretizar este trabalho, através das suas respostas ao inquérito. E aproveitamos para vos pedir que nos acompanhem com a força da vossa oração neste Congresso.

 

Para mais informações poderão ser consultados os sites

www.juntospelaeuropa.ptwww.together4europe.org.

 

Rui e Miti Câmara Pestana,
Representantes de Schoenstatt no Juntos pela Europa, em Portugal