.

You are here: Notícias > Geral > Missões Familiares Católicas - Cartaxo 2015

Missões Familiares Católicas - Cartaxo 2015

22 a 29 de Agosto 2015

Fortalecei os vossos corações

 

cartaxo 1No passado Sábado, dia 22 de Agosto, partimos, seis famílias que juntas formavam um vasto grupo de 60 pessoas, para o Cartaxo nas chamadas "Missões familiares católicas".

 

No nosso caso, a iniciativa partiu do Padre José Melo e da família Villar, pertencentes ao Movimento de Schoenstatt, de onde nasceram as missões familiares. É um movimento católico, fundado pelo P. Kentenich, com um carisma mariano e com grande ação entre as famílias e jovens.


Foram desafiados mais cinco casais e as suas famílias., formando um grande família e com uma diversidade de movimentos e paróquias. E foi Graças à disponibilidade e ajuda do Padre Arlindo, sacerdote no Cartaxo, e de toda a comunidade que nos vimos a caminho. Alguns de nós já tinham participado em Missões; para outros era novidade e estavam até um pouco reticentes. Porém, no final, todos estávamos especialmente agradecidos e, diria mesmo, transformados.

 

O nosso objetivo era muito simples: espalhar a palavra e o amor de Deus, entregando-nos aos outros, principalmente aos que mais precisam. No Domingo aproveitámos a oportunidade para conhecer melhor a cidade do Cartaxo e, na manhã seguinte, começámos realmente a "missionar". Partimos em diferentes comunidades para os lares que nos tinham sido atribuídos: S. João, Sta Cruz, Minha Mãe, Idade tranquila e APPACDM. Passávamos a manhã com os idosos e também com os deficientes, tentando inspirá-los, motivá-los e cultivar a semente de fé que tinham dentro deles, através de jogos, conversas e orações.

 

Durante a tarde andávamos em família pela cidade, batendo porta-a-porta, tentando evangelizar e convidar os cidadãos para as nossas diversas atividades: A tarde desportiva que acabou por ser muito animada; a noite de tertúlia, onde o Padre José, o Padre Arlindo e mais alguns missionários responderam às questões anonimamente colocadas pela população do Cartaxo; o tão aguardado musical representado também pela comunidade missionária do teatro, com a colaboração do Rancho folclórico, que ultrapassou largamente a lotação possível e, por fim, a serenata a Nossa Senhora, onde unimos os lenços escritos por cada pessoa com as suas conquistas, sacrifícios e alegrias, formando, assim, um capital de graças e entregando-o a Nossa Senhora. As missas diárias das 18.30h eram especialmente vividas e animadas com a participação do nosso coro e dos habitantes do Cartaxo.

 

Foi uma semana muito bem passada, onde aprendemos muito uns com os outros, tanto em família como em comunidade com a população do Cartaxo. Penso que falo por todos os missionários quando digo que foi uma experiência inesquecível, que nos marcou muito e que é sem dúvida para repetir, pois fomos com a intenção e missão de dar, mas afinal, acabámos por receber muito mais do que aquilo que démos. O lema da nossa missão era: FORTALECEI OS VOSSOS CORAÇÕES! E, se ainda não o conseguimos totalmente, estamos francamente mais perto de o alcançar, graças a esta enriquecedora semana. Por isso e tanto mais só temos a dizer:

 

OBRIGADO e BENDIGAMOS AO SENHOR, GRAÇAS A DEUS

Matilde Cameira

cartaxo 2