.

You are here: Notícias > Geral > Missões Familiares Católicas - Arraiolos 2016

Missões Familiares Católicas - Arraiolos 2016

9 a 15 de Agosto 2015

Alegrai-vos! O Espírito Santo ESTEVE connosco! 

 

Arroiolos 1

No dia 9 de Agosto, um dia de calor intenso - seis famílias com filhos e "filhos adoptivos" (convidados acolhidos - maravilhosamente - pelas famílias) reuniram-se no Santuário de Lisboa para partirem para a estreia da Semana de Missões Familiares Católicas em Arraiolos.

 

Nesse dia, como em todas aqueles momentos em que saímos da zona de conforto, pairava uma espécie de nervosismo digno do desconhecido. Este nervoso miudinho, acentuado pela estreia das Missões mas também associado à mudança de registo em que muitos de nós jovens - que por esta altura já teríamos percorrido Portugal de Norte a Sul - nos encontrávamos. Era altura de parar e darmo-nos.

  

arraiolos 2Ainda à sombra do nosso Santuário foram-nos distribuídas as t-shirts nas quais se podia ler o nosso lema "Alegrai-vos! O Espírito Santo está convosco.". Deram-nos logo as t-shirts para que, quando chegássemos à Missa das 11h00 em Arraiolos, estas fossem as nossas "bandeiras" de apresentação para que, de alguma maneira, puséssemos a população a par de que estávamos ali com este mote e esta Missão!

 

Feitas as apresentações na Missa,podia-se ouvir entre nós esta frase: "Nós é que vamos ser missionados!". De facto, a Missa estava cheia e animada pelas vozes jovens de um coro de Arroiolos.

 

Realmente, sentiu-se o Espírito Santo desde este primeiro dia em Arraiolos - o acolhimento: desde o Padre Carlos que nos recebeu extremosamente aos jovens que nos prepararam o pedy paper para conhecermos a sua vila!

 

Ao longo da semana, tendo sido divididas as famílias em comunidades - cada uma com a sua missão - Nossa Senhora foi-nos abrindo portas, ajudando-nos a levar a Alegria do Espírito Santo connosco. Todos tinham histórias espetaculares no fim do dia quando, imperetrivelmente, as famílias se reuniam em momento de partilha para jantar. No fundo, a maioria dessas histórias resumia-se ao facto de terem sido conquistados muitos sorrisos, que é o maior tesouro para qualquer missionário, assim como terem conseguido levar oração e algum conforto aos corações mais inquietos. O facto de serem Missões Familiares torna a semana de Missões totalmente diferente para quem já fez outro tipo de Missões.

 

No cenário familiar os "pais", casais amadurecidos na Fé, conseguiram passar-nos com muita serenidade e alegria que é essa Fé e Certeza do Espírito Santo que nos salva e transforma. A Confiança transmitida fez com que as Missões se transformassem numas Missões em que o trabalho dedicado ao lema era visível, sendo muito fácil para nós conhecermos e invocarmos com mais força e alegria a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade - o Dom do Espírito Santo e os frutos que Dele vêm! O Espírito Santo estava com estes casais e isso via-se através da alegria com que anunciavam e falavam neste Presente de Deus. A beleza da certeza que nos transmitiram acabou por se tornar nítida quando, idos os "pais" descansar para o Monte, nós jovens - dos 9 aos 24 - permanecíamos imóveis na Capela, rezando sem vontade de parar.

 

Também através do Teatro que, para quem já fez Missões sabe que é crucial para o sucesso desta semana, tanto como meio para transmitir ludicamente a Alegria do Evangelho mas que também ao longo da semana se torna um tema que abre muitas portas aos outros Missionários. Foi neste momento de Alegria que a semana culminou com sentimento de Missão cumprida - tinha sido transmitida a Alegria da Presença do Espírito Santo!

 

Como a beata Teresa de Calcutá nos disse "Quem dá com Alegria dá mais." e isto foi, sem dúvida, a marca que deixámos em Arraiolos. Os resultados ficaram à vista e o nervosismo inicial deu lugar à sensação de confiança de que o lema que nos propusemos mudou corações, não só os de Arraiolos mas também os nossos!

 

Obrigada! O Espírito Santo ESTÁ CONNOSCO!

Inês Pereira

arraiolos 3