.

You are here: Notícias > Geral > União de Famílias em Jornada

União de Famílias em Jornada

O primeiro Curso da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt, constituído por oito famílias de várias Dioceses (quatro de Lisboa, uma de Coimbra, duas de Aveiro e uma de Braga) esteve reunido, de 2 a 8 de agosto, para as suas Jornadas anuais no Centro de Schoenstatt em Soutelo.

 

Trata-se de uma comunidade de famílias que aspiram a ser santas e apostólicas, com o carisma específico do Fundador de Schoenstatt, Padre José Kentenich, tendo como base uma Aliança de Amor com Nossa Senhora.

uniao.de.familias.em.jornada

A semana dedicada às Jornadas anuais inclui uma forte componente de oração no Santuário, aprofundamento dos vínculos comunitários entre as famílias, atividades pais/filhos e espaços de formação. A comunidade é acompanhada por dois Assessores, um Padre de Schoenstatt e uma Irmã de Maria.

 

Ainda a viver os impulsos dos 100 anos da fundação do Movimento Apostólico de Schoenstatt, estas famílias querem sair em missão para saciar a todos, de acordo com o lema da Jornada: «Saciai-os vós!».

 

Um dos pontos altos desta Jornada foi a visita, no dia 7, do Senhor Bispo Auxiliar de Braga, D. Francisco José Senra Coelho, que desvendou a Encíclica Laudato si'. À luz do lema das Jornadas, D. Francisco deu algumas pistas: na base dos problemas em que se foca a Encíclica, está a falta da presença de Deus e a ausência dos valores cristãos autênticos. Com o Homem desumanizado, até a Casa onde vive (o planeta) está em risco, pondo em causa a herança que será deixada aos seus filhos e netos e, portanto, a sua sobrevivência. “Dai-lhes vós mesmos de comer”; “Sede vós mesmos uma Eucaristia” – desafiou D. Francisco.

 

No final, houve um agradecimento especial a D. Francisco, em que sobressaiu a alegria dos filhos presentes.