.

You are here: Notícias > Braga > Santuário de Braga inicia Ano Jubilar

Santuário de Braga inicia Ano Jubilar

 

jubibraga2

Iniciou-se a 18 de maio (com relançamento no Domingo de Pentecostes) o Ano Jubilar das celebrações dos 25 anos do Santuário «Cenáculo do Pai para a Família do Pai», em Braga. No ano que agora se inicia, a Família de Schoenstatt desta Arquidiocese quer manifestar especial gratidão a Deus Trino pelo dom do Santuário, assim como reafirmar o seu compromisso com a missão de levar ao mundo a Cultura de Aliança. Os 25 Anos do Santuário serão celebrados a 22 de maio de 2016, com uma grande festa nacional.

jubibraga3

 

logo.25.anos-braga

 

 

Neste Ano Jubilar que agora começou inspira-nos o lema «Teu Santuário – Nossa Herança». A caminhada que a Família de Braga se propõe realizar consiste na conquista da Taça e do Memorial de José Engling, motivados pelos 100 anos da sua entrada na Congregação Mariana (11 de abril de 1915).

O logotipo que escolhemos para este acontecimento expressa as correntes de vida que queremos abraçar neste Ano Jubilar.

 

 

Acompanha-nos uma oração diária e uma oração do Ano Jubilar, esta última para ser rezada em ocasiões especiais (dias 18, Vigílias dos S’s, etc.).
Na celebração de dia 18 de maio, tivemos a alegria da presença de membros da Família Lencastre, que acompanhavam vários peregrinos vindos de Olinda, Recife (Brasil), onde o P. Miguel Lencastre fundou Schoenstatt.

No dia 24, Domingo de Pentecostes, realizou-se a Festa da Rainha da Família, peregrinação anual ao Santuário. O andor da Imagem da Mãe Peregrina Auxiliar foi transportado em procissão desde a Igreja Paroquial de Soutelo até ao Centro «Jardim de Maria». Aí, as famílias que recebem a imagem da Mãe Peregrina entregam-se à Mãe e Rainha de modo especial no seu Santuário, transportando flores que simbolizam a entrega de corações. Nessa ocasião, é feita a Consagração das Famílias a Nossa Senhora.

jubibraga4

As crianças que receberam as imagens da Mãe Peregrina das Crianças fizeram também a entrega dos seus esforços e conquistas, simbolizados em estrelas que ofereceram a Nossa Senhora.

jubibraga5

É também o momento em que os Missionários da Campanha da Mãe Peregrina, renovam o seu compromisso em contribuir para a santificação das famílias pela presença de Maria.

No final da Eucaristia, junto ao Santuário Cenáculo, foram abençoadas as velas e as pagelas destinadas a cada um dos Santuários de Portugal, para que toda a Família de Schoenstatt nacional esteja unida em oração neste acontecimento. A Ir. M. Lúcia e o Pedro Bola (JMS-Aveiro) receberam as velas destinadas aos Santuários do Porto e de Aveiro (a vela de Lisboa será entregue pessoalmente por um membro da Família de Braga).

jubibraga6

 

A presença do Senhor Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Francisco José Senra Coelho, honrou de maneira especial este acontecimento. O Sr. Bispo Auxiliar lembrou que a missão de Schoenstatt, através da Aliança de Amor com Nossa Senhora, é uma missão de educação: a formação de Homens Novos ao serviço da Igreja, para a renovação do mundo em Cristo através de Maria.

jubibraga1


 
Elisabete e Paulo Coutinho
(União Apostólica de Famílias de Schoenstatt)