.

You are here: Editorial > Editorial Março 2015

Editorial Março 2015

Renovação do coração

 

editorial mar 2015A renovação do coração é um apelo central da quaresma. É um caminho de conversão que acontece pela ação da graça Deus e por decisão nossa, quando nos abrimos ao Seu amor que tudo renova e transforma. Trata-se da conversão mais profunda e interior, da qual brotam todas as outras renovações pessoais, familiares ou da sociedade. Um coração filial, aberto ao amor de Deus, será sempre um coração de misericórdia para com o irmão e que vence toda indiferença.

 

Neste sentido, voltamos a recordar as palavras do papa Francisco na audiência com o Movimento de Schoenstatt:

 

"Como primeiro favor que lhes peço, como ajuda, é a santidade. Santidade. Não ter medo da vida de santidade. Isso é renovar a Igreja. Renovar a Igreja não é, principalmente, fazer uma mudança aqui, uma mudança ali. É preciso mudar porque a vida muda e é preciso adaptar-se. Porém, isso não é a renovação, certo?

Aqui mesmo, é público, por isso me atrevo a dizer, é preciso renovar a Cúria; estamos renovando a Cúria, o Banco do Vaticano, é preciso renová-lo. Todas são renovações do exterior, aquelas que os jornais citam. É curioso. Ninguém fala de renovação do coração. Não entendem nada do que é renovar a Igreja. Isto é santidade. Renovação do coração de cada um."

 

O caminho da santidade

 

A Aliança de Amor com Maria é o caminho que percorremos para a conversão do coração, para a Santidade. Ela abre-nos ao Espirito de Deus e Seu amor, ensina-nos a tomar as opções certas para sermos testemunho de Jesus, Ela molda em nós as suas atitudes. Uma e outra vez ouço ainda alguém referir as palavras do P. H. Walter no dia 18.10.14:

"Santidade significa saber-se amado por Deus e pertencer a Ele por completo. Passar o dia-a-dia na presença de Deus, olhando sempre para Ele.
Santidade significa optar por aquilo que me permite crescer, amadurecer e ser testemunho eficaz no mundo. Desta personalidade nasce um carisma sadio, natural e sobrenatural. Na sua proximidade é-se uma pessoa melhor.
Nossa santidade tem um nome: Maria, a forte e digna, simples e bondosa que irradia amor, paz e alegria. Esta santidade nos conduz à abundância da vida e à liberdade dos filhos de Deus. O caminho com Maria é uma pedagogia eficaz da santidade que queremos fazer visível no mundo. Nós somos capazes de ser os santos dos novos tempos do nosso Movimento!"

 

Fortalecei os vossos corações (Tg.5, 8)

 

A renovação interior passa por um percurso de "formação do coração", para que seja aberto ao amor de Deus e generoso no serviço aos outros, como nos diz o Papa Francisco, na mensagem para a quaresma deste ano. Assim o expressa em oração: desejo rezar convosco a Cristo: Fazei o nosso coração semelhante ao vosso. Teremos assim um coração forte e misericordioso, vigilante e generoso, que não se deixa fechar em si mesmo nem cai na vertigem da globalização da indiferença.
Nesta quaresma, para a renovação do coração, que atitude e que gestos concretos me pede Deus cultivar? Como se podem expressar na vida quotidiana pela penitência, pela oração e pela caridade?

 

Padre José Melo