.

You are here: Notícias > Geral > II Encontro Nacional de Leigos

II Encontro Nacional de Leigos

Henrique Leitão, Prémio Pessoa 2014, e o filósofo Fabrice Hadjadj entre os participantes na iniciativa da Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos, a 24 de janeiro


cnal-congresso-2015-Banner-940x310px-02---small

 

Lisboa, 17 dez 2014 (Ecclesia) - A Conferência Nacional das Associações de Apostolado dos Leigos (CNAL) vai promover o Segundo Encontro Nacional de Leigos no dia 24 de janeiro sobre o tema "Recolocar o Homem no centro da sociedade, do pensamento e da vida".


O filósofo e dramaturgo francês Fabrice Hadjadj, membro do Conselho Pontifício para os Leigos, faz a conferência principal do encontro, que vai decorrer no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, sobre o tema "Recolocar o Homem no Centro – Desafio Antropológico".


A CNAL convida todos a participar no Segundo Encontro Nacional de Leigos porque acredita que "a pessoa humana e a sua dignidade única são o fim de toda a procura e de toda a resposta criativa às necessidades e urgências do mundo", que implicam "todos os homens e mulheres".


O Encontro Nacional de Leigos é inspirado na afirmação do Papa Francisco "a ideia é salvar o Homem, no sentido que volte para o centro: da sociedade, dos pensamentos, da reflexão", lê-se na página da internet da CNAL.

 

O Segundo Encontro Nacional de Leigos vai iniciar com a comunicação de Fabrice Hadjadj sobre o desafio antropológico da centralidade da pessoa humana, a que se segue um diálogo com a jornalista Paula Moura Pinheiro.

 

O tema do encontro "Recolocar o homem no centro" é analisado depois em seis ateliers onde se debate este desafio em várias "urgências do mundo": "Na Vida e na Ecologia Humana e do Planeta", "Na Família Humana", "Na Comunidade Política", "No Desenvolvimento Económico e Social", "No Progresso Cultural" e "Na Paz Internacional"
O Segundo Encontro Nacional de Leigos terá 24 comunicadores, nomeadamente Henrique Leitão, Prémio Pessoa 2014, o juiz José Souto Moura, o professor universitário Joaquim Azevedo, o escritor Pedro Mexia e o campeão paralímpico Bento Amaral, entre outros.


A Conferência Nacional de Apostolado dos Leigos (CNAL) é "constituída por associações de fiéis, movimentos eclesiais e novas comunidades de apostolado dos leigos, reconhecidos pela Igreja Católica" em Portugal.


Criada em 2011, a CNAL tem por objetivo "fomentar o discernimento cristão das realidades contemporâneas e dos desafios da sua evangelização, através da promoção do conhecimento, da reflexão e da avaliação dos sinais dos tempos", promover a comunhão entre os leigos e contribuir para uma "maior unidade de espírito e de ação".
O Primeiro Encontro Nacional de Leigos decorreu em Coimbra, em novembro de 2013, sobre o tema "Cultura do Encontro na Igreja e no Mundo contemporâneo".


O programa do Segundo Encontro Nacional dos Leigos está publicado na página da internet da CNAL, onde podem também ser feitas as inscrições. Ver mais em www.cnal.pt

 

Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/