.

You are here: Editorial > Editorial Setembro 2014

Editorial Setembro 2014

logo 2014 SOMBRAO mês de Setembro deste ano, para além do habitual inicio de um novo ciclo pastoral, é também continuidade do caminho que, como Movimento de Schoenstatt, estamos a fazer no ano do Jubileu. Nesse sentido, gostaria de partilhar aqui algumas noticias das atividades do tempo de Verão e também dar a conhecer iniciativas da preparação das celebrações de Outubro.

 

Notícias do Verão

Começo por partilhar algumas noticias do Verão. Há mais pormenores no nosso site nacional e outros.

 

O Verão foi tempo de actividades da juventude. Realizaram-se acampamentos da Juventude Masculina de Lisboa e de Aveiro, nos quais também participaram rapazes de Braga, Porto e Coimbra. Houve também diversas atividades da Juventude feminina nos santuários de Aveiro e Porto, tal como as férias diferentes e dias de voluntariado.

 

O Verão foi tempo de missões. A missão em Bafatá - Guiné este ano culminou com a bênção da Ermida de Schoenstatt; a juventude feminina de Lisboa realizou mais um ano de missão no Vale da Pedra - diocese de Santarém, fortalecendo aí a presença da Campanha da Mãe Peregrina. Na última semana de Agosto, houve também missões familiares, este ano em Coruche.

 

O Verão foi também tempo de peregrinação. Pereginações a Schoenstatt, de um grupo da Juventude Feminina de Braga e também do 2º curso da União de Famílias para a sua primeira consagração na União. Peregrinações aos nossos santuários, destacando a da peregrinação anual da Campanha da Mãe Peregrina ao santuário de Aveiro.

 

Celebração 2014

Vale a pena conhecer alguns aspectos dos preparativos das celebrações de Outubro. O site internacional é um espaço de consulta regular nas próximas semanas.

 

Mensagem da Presidência Geral para o Jubileu 2014

O texto divulgado há poucas semanas vale a pena ser lido e refletido pessoalmente ou em grupo. É uma forma de entrar na alma de Schoenstatt, descobrir a riqueza da Aliança e preparar-se para as celebrações. Veja aqui o texto completo.

 

Noticias e informações diversas podem ser descobertas no site internacional do jubileu, (www.schoenstatt2014.org) é um espaço para visitar durante as próximas semanas. Aí encontramos por exemplo a "Janela a Schoenstatt", onde é possível ver, ao vivo, o que acontece em torno do Santuário Original. Também podemos conhecer mais sobre o enviado especial do Vaticano para o Jubileu em Schoenstatt. Há também informações práticas para quem vai a Schoenstatt ou a Roma, assim como indicações para seguir os eventos pela TV ou internet. Há vídeos informativos e motivacionais e muitas coisas a descobrir.

 

Curiosidades. Portugal ofereceu o vinho para as missas em Schoenstatt, uma iniciativa que partiu das dioceses do norte e na qual todos estamos representados. Parabéns Portugal!
No 18 de Outubro seremos cerca de 250 portugueses em Schoenstatt, dos quais mais de um terço são jovens. A Roma vamos cerca de 150.

 

Querida Família de Schoenstatt, faltam já poucas semanas para as celebrações dos 100 anos da Aliança, em Schoenstatt, em Roma e nos santuários do mundo inteiro. Estamos nos últimos preparativos.

 

Como estamos a fazer caminho para a celebração? pessoalmente, em família ou em grupo, com que sinais expressamos o nosso amor a Maria nestas semanas? que passo de crescimento na Aliança nos está a pedir Nossa Senhora?

 

Bom caminho! 

Padre José Melo