.

You are here: Editorial > Editorial Janeiro 2014

Editorial Janeiro 2014

Segunda etapa do caminho

editorial 01 2014

Como Movimento de Schoenstatt, estamos em pleno ano jubilar, celebrando cem anos de vida, cem anos da primeira Aliança de Amor. O ano 2014 é por isso marco da nossa história que queremos celebrar com alegria e gratidão. Queremos viver este ano como uma grande peregrinação.

 

A primeira etapa da peregrinação, esteve marcada pelo início do jubileu no dia 18 de Outubro, simbolizado na abertura da porta do Santuário Original e de cada um dos nossos santuários

 

Em Aveiro e Lisboa, realizaram-se também as habituais jornadas de Outubro cujos lemas nos orientam neste ano: "Alimenta esta chama"; "Brilhe a luz da vossa aliança". E em torno aos santuários, nos diversos círculos, ramos e grupos, vamos vivendo o 2014 como uma grande renovação da Aliança de Amor com Maria. Nesse contexto, a divulgação e reflexão sobre o Documento de Fundação têm sido fundamental.

 

Neste caminho, por um lado, nos renovamos nas fontes que nos deram origem: a fé do P. Kentenich, a presença de Maria no Santuário e a nossa entrega ao capital de graças. Por outro lado, vamos tornando real o nosso compromisso missionário para construir uma cultura de Aliança no meio do nosso mundo.

 

A segunda etapa da nossa peregrinação começa agora e leva-nos à celebração nacional do jubileu, em Fátima, no dia 4 de Maio, precedida pela habitual peregrinação a pé.

 

Pelo caminho, há a época da Missão País, os retiros de quaresma, correntes de Aliança e tantas outras atividades juntos aos santuários. Nesta etapa é ainda importante estar atento às inscrições para a ida a Schoenstatt e a Roma, cujas informações estão atualizadas no nosso site. O prazo termina a 15 de Abril! É hora de nos inscrevermos e convidar outros para irem connosco.

 

A carta da Presidência Nacional de Schoenstatt, por ocasião da celebração do jubileu dos 100 anos da Aliança, publicada nestes dias inspira-nos neste caminho fazer. Poderá lê-la no nosso site.

 

Muitas bênçãos para o novo ano

 

Padre José Melo

Diretor Nacional do Movimento