.

You are here: Notícias > Braga > Benção de 3 novos Santuários-Lar em Braga

Benção de 3 novos Santuários-Lar em Braga

 bencao santuario lar braga nov 2013 foto1

 

O desafio tinha chegado no Ano do Santuário: "Levem a imagem da Mãe de Deus e dêem-lhe um lugar de honra nos vossos lares". Nas Jornadas de Outubro desse ano (Centro/Norte), foi entregue a cada participante (ou cada casal) uma pequena talha com a frase "Nada sem Ti – Nada sem nós". E é com o Capital de Graças que tudo começa.

Passo a passo, numa caminhada de quase dois anos, as três famílias do «Grupo de Casais Novos» fizeram a conquista: o local, os alicerces, as paredes, o telhado, as portas e janelas, o altar e os símbolos principais (imagem da MTA, Cruz da Unidade e fotografia do Pai Fundador). Em cada reunião, o aspeto simbólico esteve unido às atitudes e caminhos a conquistar: limpar o coração de «ervas daninhas», criar uma atmosfera sobrenatural no lar, cuidar da oração em casal/família, valorizar o diálogo conjugal, refletir sobre os valores a cultivar, progredir na auto-educação...

 

bencao santuario lar braga nov 2013 foto2

Para a capa do guião, foi escolhido o cartaz e o lema do Congresso do Jubileu dos 50 anos da Fundação do Santuário-Lar (Junho de 2013, Milwaukee)


O grande dia chegou a 21 de Setembro de 2013, começando com a Eucaristia de Bênção dos principais símbolos, no Santuário de Schoenstatt de Braga. No Jubileu dos 50 anos de Fundação do Santuário-Lar, os casais Ana Sofia e Fortunato, Daniela e Sidónio, e Esperança e Pedro, não quiseram deixar de frisar que "o P. José Kentenich, sempre muito atento às necessidades do tempo, sabia, do fundo do seu coração, que a maior ajuda que podia dar às famílias era a certeza e a confiança absoluta na ação eficaz da nossa Mãe como Educadora e Rainha, vinculada a um espaço, ao lar."

 

bencao santuario lar braga nov 2013 foto3

Eucaristia no Santuário


Na Homilia, o P. Diogo Mendes Barata deu importantes pistas para a vivência do Santuário-Lar em família.

No ofertório, foram levados ao altar os principais símbolos de cada um dos Santuários-Lar, que seriam abençoados no final da Eucaristia, explicando o seu significado (cf. Guião da Eucaristia):

Símbolos principais dos Santuários-Lar

Imagem da MTA: "Pedimos que, pela presença da Mãe de Deus nas nossas casas, elas se tornem num reflexo do Santuário Original e dos Santuários filiais de Schoenstatt."

bencao santuario lar braga nov 2013 foto4

 

Cruz da Unidade: "Com este símbolo da vinculação entre Cristo e Maria, lembramos que a fonte da nossa fecundidade e a nossa forma concreta de viver o seguimento de Cristo é a vivência fiel da Aliança de Amor com Maria."

Fotografia do Padre Kentenich: "Reconhecemos a sua visão profética na fundação do Santuário-Lar, acentuando que a Mãe e Educadora deve realizar o Seu grande trabalho educativo dentro de cada família."

Vela da Aliança de Amor em casal: "Agora que o Santuário-Lar nos vai apontar o caminho podemos, com maior fidelidade que no passado, viver a nossa Aliança de Amor, lembrando «que o mais importante é segurar e levar a sério o alicerce do nosso ser – a Aliança de Amor». (J.K., 18.nov.1963)"

No final da Eucaristia, partimos para a bênção dos Santuários-Lar nas várias casas, onde ficou patente a originalidade de cada uma das famílias. O primeiro Santuário-Lar a ser abençoado foi o «Santuário-Lar da União com Harmonia», do casal Esperança e Pedro e filha Ana Rita, em Gême - Vila Verde.

 

bencao santuario lar braga nov 2013 foto5

 Santuário-Lar da União com Harmonia


Esta família expressou o Capital de Graças desta caminhada com pequenas pétalas e flores secas, que foram depois incorporadas numa grande vela, feita por eles próprios.


bencao santuario lar braga nov 2013 foto6

Vela do Capital de Graças


Cantando «Quero ser como Tu, Maria», partimos depois para Arões – Fafe, para a bênção dos restantes Santuários. Foi, então, a vez do casal Daniela e Sidónio, que moram numa rua bem especial de Arões: a «Rua do Santuário»!

 

bencao santuario lar braga nov 2013 foto7

Santuário-Lar Felicidade e Luz


Esta rua está agora mais enriquecida pela presença do «Santuário-Lar Felicidade e Luz». O Capital de Graças desta conquista foi expresso na forma de um pequeno Santuário feito com pauzinhos de madeira das molas da roupa.


bencao santuario lar braga nov 2013 foto8

A expressão do Capital de Graças


O último Santuário-Lar a ser abençoado foi o do casal Ana Sofia e Fortunato, que junto com o seu filho Dinis (e um bebé a caminho), convidaram Nossa Senhora a estabelecer-se no «Santuário-Lar do Encontro». Esta família expressou o Capital de Graças com papelinhos colocados na pequena talha recebida nas Jornadas de 2011, tal como fazemos nos Santuários filiais.


bencao santuario lar braga nov 2013 foto9

Santuário-Lar do Encontro


Um momento especial foi quando este casal explicou o carinho que tem por um pequeno Santuário Peregrino, que colocaram também no seu Santuário-Lar e vai com eles para todo o lado: foi-lhes oferecido, na altura do seu Matrimónio, pelo P. Domingos Rebelo. Foi uma ocasião para recordarmos tudo o que o P. Domingos deu à Família de Schoenstatt de Braga.

 

bencao santuario lar braga nov 2013 foto10

A talha do Capital de Graças e o Santuário Peregrino


Nestas três bênçãos, os corações encheram-se de alegria quando cada família, às palavras do 1º Documento de Fundação, respondeu: "Querida Mãe, humildemente, entregamos-Te a nossa família e tudo o que conquistámos na preparação deste momento. Comprometemo-nos a continuar o nosso caminho de santidade matrimonial e nosso esforço pessoal pela auto-educação, oferecendo-Te, por isso, constantes contribuições para o Capital de Graças."

Foi um dia de muitas graças, em que a Família de Schoenstatt de Braga se enriqueceu com três novos Santuários-Lar.

Elisabete e Paulo Coutinho (texto); M. Fátima e João Moura (fotos)