.

You are here: Artigos > O Movimento de Schoenstatt inicia a celebração do jubileu dos 100 anos da sua fundação

O Movimento de Schoenstatt inicia a celebração do jubileu dos 100 anos da sua fundação

O Movimento de Schoenstatt inicia a celebração do jubileu dos 100 anos da sua fundação. Numa celebração presidida pelo Cardeal Stanislaw Rylko, Presidente do Conselho Pontifício para os leigos, realiza-se a abertura do ano jubilar, no Santuário Original de Schoenstatt, na Alemanha, em sintonia com todo o Movimento internacional, incluindo os quatro Santuários em Portugal.

O ano do centenário termina a 18 de Outubro de 2014, com a uma peregrinação internacional a Schoenstatt e a Roma, renovando a Aliança de Amor Original e o compromisso com a Igreja ao serviço da Evangelização.

 

x

 

Ao longo deste ano, realizam-se diversas iniciativas em torno aos centros do Movimento, para agradecer os frutos dos 100 anos de vida e renovar a Aliança de Amor. A nível nacional destaca-se a peregrinação a Fátima da Família de Schoenstatt, no dia 4 de Maio.

No dia 18 de cada mês, como é já habitual, realiza-se a renovação da Aliança de Amor, seja nos santuários ou nas paróquias onde está presente o Movimento. É uma celebração para a qual todas as pessoas estão convidadas.  

A fundação
Na fundação a 18 de Outubro de 1914, há uma Aliança de Amor com Nossa Senhora, cuja presença deu origem ao Santuário que lhe é dedicado como Mãe Três Vezes Admirável, Rainha e Vencedora de Schoenstatt.
Foi num ato de fé, na pequena capela do vale de Schoenstatt, que o P. José Kentenich propôs a um grupo de jovens congregados marianos, para pedirem a Nossa Senhora que transformasse esse lugar num santuário de graças. Por seu lado, eles assumiram o compromisso de lhe ofereceram provas de amor com as suas vidas. Esse acontecimento simples, confirmou-se como decisivo pela fecundidade aí gerada.

O carisma e a missão
A aliança de amor com Maria é o carisma de Schoenstatt. Dela nasceu uma espiritualidade e uma pedagogia que orienta o grande Movimento formado por leigos e consagrados, jovens, famílias, homens e mulheres que procuram viver a sua fé na sua vida concreta.
Hoje, o Movimento de Schoenstatt está profundamente empenhado na corrente de Nova Evangelização, abrindo caminhos no mundo actual para o Evangelho. A vivência da Aliança de Amor que gera uma cultura cristã na vida do quotidiano, é a proposta concreta para seguir Jesus.

Schoenstatt em Portugal
Em Portugal, o Movimento tem quatro Santuários, nas dioceses de Aveiro, Braga, Lisboa e Porto, que são centros de peregrinação, de formação e de fé. Está também presente noutras dioceses do país.
Entre as diversas iniciativas, destacam-se o serviço à Família e à Juventude, através de grupos de casais e jovens, cursos para namorados e noivos, missões juvenis e familiares.
Pela Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, a Mãe Três Vezes Admirável, chega às famílias, às crianças, aos reclusos, aos doentes e idosos.  
Inspiradas na Aliança de Amor, existem também algumas instituições de educação e solidariedade, entre elas, um colégio em Lisboa e uma creche em Aveiro.


Para mais informações aceda também:
www.schoenstatt50aveiro.blogspot.pt
www.schoenstatt.org/pt