.

You are here: Notícias > Geral > Jornada Nacional de Dirigentes - Out 2012

Jornada Nacional de Dirigentes - Out 2012

jnd2012 1

No dia 20 de Outubro de 2012, junto ao Santuário de Schoenstatt de Aveiro, realizou-se a Jornada Nacional de Dirigentes (JND).

Cerca de 190 representantes dos diversos ramos e dioceses onde se encontra o movimento foram o rosto visível da Família de Schoenstatt de Portugal.

O bom acolhimento da Família de Aveiro, incluindo toda a parte logística, foi coroado com um dia de sol que ajudou ao ambiente de alegria e entusiasmo pelo encontro entre as pessoas e pelos trabalhos realizados.

A Eucaristia inicial foi uma grande acção de graças no encerramento do Ano do Santuário e a apresentação aí feita foi expressão de toda a sua riqueza. Na Homilia o P. Diogo Mendes Barata ajudou-nos a tomar ainda mais consciência da importância da vinculação ao Santuário, como a nossa fonte de graças.

A Cultura de Aliança foi o tema central da jornada, abordado na conferência da manhã. Rumo a 2014, o P. José Melo introduziu-nos no novo ano, no qual queremos cultivar o espírito missionário, e ajudou-nos a caracterizar a Cultura de Aliança que é a nossa forma concreta de unir fé e vida, a nossa resposta aos desafios da Nova Evangelização.

           jnd2012 2   jnd2012 3

Na parte da tarde, foram apresentados três projectos apostólicos que são expressão dessa Cultura de Aliança: Santuário – Lar; Campanha da Mãe Peregrina; Missão País. Estes são alguns dos frutos da Aliança de Amor que queremos levar como presente para a celebração do 2014, e que, com muitos outros projectos apostólicos que estão a ser recolhidos em todo o mundo.

Os trabalhos desenvolveram-se depois por ramos, procurando actualizar o tema à realidade de cada um e definir passos concretos para seguirmos esta peregrinação rumo a 2014.

jnd2012 4Terminamos no Santuário de onde somos enviados como aliados de Maria e reafirmamos o impulso que ficou da nossa jornada:

"Hoje, somos nós, Igreja, que temos a missão de evangelizar o mundo, de espalhar a fé pelos desertos da nossa época. Hoje, somos nós, schoenstateanos que temos a missão de difundir uma nova cultura que vem da nossa raiz, a aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável".

Equipa de Redação