.

You are here: Em Portugal

together-for-europe

Juntos pela Europa em Portugal

Na sequência da 2ª Jornada de Estugarda em 2007 foi estimulada a realização de encontros de âmbito nacional. Assim, no dia 28 de Novembro de 2008 realizámos um primeiro encontro, a convite do Movimento dos Focolares, com aqueles que tinham participado nos encontros europeus de 2004 e 2007.

Perante a proposta de iniciarmos juntos um caminho de comunhão, os presentes deram o seu SIM entusiasmado e manifestaram-se no sentido de "dar resposta à exigência, hoje em dia cada vez mais sentida, de um "relacionamento de comunhão", de uma "cultura da reciprocidade", para que os valores da experiência cristã se tornem recursos vitais para toda a sociedade."

Amigos do "Juntos para Europa", este grupo foi-se alargando e hoje participam o Movimento de Schoenstatt, a Comunidade Emanuel, o Movimento dos Cursilhos, o Movimento dos Focolares, o Renovamento Carismático, Instituição Teresiana, Verbum Dei, Metanoia e Equipas de Nossa Senhora, estando aberto a outros também.

Representantes nacionais dos nossos Movimentos reúnem regularmente, sendo o local de encontro a "casa" de cada um dos Movimentos. Cada encontro, preparado pelo Movimento anfitrião com muito cuidado e carinho, inclui momentos de oração e tempo de partilha sobre o que cada movimento está a viver. Também se partilham preocupações quanto às necessidades de servir a Igreja e a capacidade de resposta de cada Movimento.

O grande evento de 12 de Maio de 2012 está a ser preparado em pelo menos 5 cidades: Coimbra, Faro, Funchal, Lisboa e Porto. Em cada uma delas, no caminho de preparação estamos fazer a mesma experiência de comunhão entre Movimentos.