.

You are here: Media > Video

Schoenstatt nas JMJ

15 de Setembro de 2011

“Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé” foi o lema que o Papa Bento XVI escolheu para acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid de 16 a 21 de Agosto.
Para o Movimento de Schoenstatt começou a 14. Alguns dias antes de ser o começo oficial da Jornada a Juventude Feminina e Masculina reuniu e uniu-se nos santuários de Madrid!
No encontro internacional da Juventude Feminina de Schoenstatt o lema que as acompanhou foi:  “Contigo Pai, coroa viva para a Igreja”. 

Foto2“É tudo o que queremos ser enquanto raparigas, enquanto schoenstattianas, enquanto cristãs - "Contigo Pai, Coroa Viva para a Igreja“ escolheram este lema por cada palavra ter o seu significado: “Coroa Viva” querer ser como Maria, é ser coerente, alegre, firme e corajosa, alguém que une a vida e a fé. É um caminho feito em comunidade, nunca sozinhas. E tal como a primeira geração, aceitamos das mãos do nosso Pai Fundador esta missão de ser a Coroa Viva. Ele deixou-nos esta herança, e é por isso que unidas a ele dizemos 'Contigo Pai'. Perante os desafios do mundo actual, perante os desafios da Igreja, percebemos que ser 'Coroa Viva' é uma resposta clara. Enquanto Juventude Feminina de Schoenstatt, façamos chegar à Igreja esta nossa Missão deixada pelo P.Kentenich e que nós vivemos tão alegremente, confiando em Maria e na Missão que Ela tem para a Igreja e para o Mundo.”

foto4Já o encontro  internacional da Juventude Masculina teve o nome de: “Unanimiter”
“A razão deste nome descreve o momento em que os apóstolos, reunidos com Maria no Cenáculo, são invadidos pelo Espírito Santo e convidados a partir em missão. E hoje a juventude masculina de Schoenstatt internacional, quer viver esta experiência de serem tocados pelo Amor de Deus, de sentir o calor do Seu fogo e levá-Lo mundo fora.”

Um dos momentos partilhados pelas duas juventudes foram as Missas, onde juntos puderam rezar e pedir pelo Movimento de Schoenstatt.

Foram inumeras as actividades realizadas durantes os dias da JMJ, entre elas as Catequeses.
No Santuário de Pozuelo uma das Catequeses foi dada pelo Mons. Cristian Contreras Villarroel, Bispo encarregado pela pastoral juvenil na Conferência episcopal do Chile. A mensagem que deixou aos jovens é a de “trasmitir a fé través do testemunho”. Na assistência da catequese estava o Cardenal Francisco Javier Errázuriz que mais tarde presidiu à Eucaristia.
foto7

O encontro  não foi só entre jovens schoenstattianos, também os Padres de Schoenstatt estiveram presentes!
foto8

Padres de Schoenstatt no Santuátio de Pozuelo

Com o Papa bento XVI já em Madrid, no dia 18 de agosto, Dia da Aliança, passou em frente do Santuário de Schoenstatt, situado na Rua Serrano, no seu papamóvel.
Bandeiras e muitos jovens jubilosos fizeram notar que Schoenstatt é um lugar de graças; um lugar em que Maria Santíssima atrai a Si os corações juvenis; um lugar em que as pessoas rezam pela Jornada Mundial da Juventude; e um lugar em que justamente, no dia da sua chegada à cidade madrilena, se recorda um dia de graças singular, o Dia da Aliança de Amor.

foto9

Os dias seguintes foram vividos intensamente em comunidade cristã. Pessoas de todo o mundo de culturas diferentes adoram e sentiram Jesus a cada encontro com o Sucessor de Pedro. Mesmo debaixo de um sol de 40 graus a Madrid ficou repleto de alegria e de Cristo!

Apesar do pouco tempo que, em 79 horas, o Papa passou entre os jovens, a nova geração ‘JMJ’ respondeu presente e nem o calor, o pó, o cansaço, a chuva ou o vento conseguiram travá-la, sendo justo, por isso, o que disse Bento XVI após a tempestade da vigília de sábado: “Vivemos uma aventura juntos”.

 

Presença de Schoenstatt no anuncio das próxima JMJ, no Rio de Janeiro

(Ver em especial os minutos '33 + 2'58 + 4'07 + 5'17)