.

You are here: Home

Vila Viçosa - Coroação da Mãe Peregrina

 

vila vicosa 3O Movimento Apostólico de Schoenstatt promoveu, no passado dia 29 de outubro, a Coroação de 126 Imagens da Mãe Peregrina, no Santuário de Vila Viçosa, imagens estas que visitam círculos de 10 a 15 famílias cada, na Diocese de Évora, precisamente nas Paróquias de Coruche, Mora, Estremoz, Évora, Borba, Campo Maior e Cano.

 

Fomos acolhidos no Santuário de Nossa Senhora da Conceição por um representante da Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição, que se dirigiu a todos referindo a importância da Consagração de Portugal a Nossa Senhora da Conceição, por todos os Bispos de Portugal, como aconteceu há 370 anos atrás. Durante a Eucaristia, sentiu-se uma forte união fraterna entre todos os presentes no Coração de Maria. A Celebração foi presidida pelo Pe. José Melo, do Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt, e "abrilhantada" pelo Coro da Paróquia de Stº André, de Estremoz. Na sua Homilia, o Pe. José Melo frisou um ponto muito importante: "Queremos coroar Nossa Senhora como "Rainha da Família, Mãe de Misericórdia". Coroá-La especialmente na família, nas nossas famílias e nos nossos corações. O Lema da Diocese de Évora para este ano é: "Viver a fé no coração da família". Isso quer a Mãe Peregrina: chegar ao mais íntimo das famílias. Aí deve chegar a fé, aí deve chegar a misericórdia. No coração! Queremos coroá-la também no coração de cada um de nós. Aí se decide tudo. Aí deve reinar a misericórdia, o amor".

 
vila vicosa2

 

No momento da coroação, depois de benzidas as coroas, e todos com as imagens erguidas, rezou-se a Oração de Coroação feita para aquele momento, à "Rainha da Família, Mãe de Misericórdia". Seguidamente, o Sr. Padre coroou duas imagens grandes – uma do Santuário Paroquial de Estremoz e a outra da igreja de Coruche, bem como uma imagem da Cáritas Paroquial de Coruche. Estava presente também a "Rainha do Alentejo", imagem coroada pelo Sr. Pe. Miguel Lencastre, naquele Santuário, no ano de 2000, acompanhada pela sua irmã, Srª D. Margarida Lencastre, de 90 belos anos de idade.

 

Depois do envio das Imagens para as famílias, dirigimo-nos ao Seminário onde confraternizámos num almoço muito bem servido e muito animado.
Como "uma cereja no topo do bolo", fomos surpreendidos pela visita do Senhor D. Maurílio, que cumprimentou todos os presentes com muita alegria. Partimos para as nossas terras, serenos e com o coração a transbordar de amor a Nossa Senhora.

 

Campanha da Mãe Peregrina da Diocese de Évora

vila vicosa1