.

You are here: Home

O Santuário «Cenáculo do Pai para a Família do Pai» celebrou 25 anos!

foto1Foi no dia 22 de maio, junto com membros das Famílias de Schoenstatt de Aveiro, Coimbra, Lisboa e Porto, além de representantes internacionais da União Apostólica Feminina e do Instituto Secular das Irmãs de Maria e ainda vários convidados, que celebrámos os 25 anos do Santuário de Braga «Cenáculo do Pai para a Família do Pai». O magnífico dia de primavera ajudou a que se vivesse uma verdadeira atmosfera de JARDIM DE MARIA (como é conhecido o Centro de Schoenstatt de Soutelo), criada pelos lindíssimos tapetes de flores, que se estendiam desde o portão de entrada pedonal até ao Santuário.

foto2 foto3

A celebração começou com uma oração inicial dedicada ao Espírito Santo, ou não fosse um Santuário Cenáculo… A seguir, percorremos a (pré)História deste Santuário, através dos testemunhos do P. Manuel Ribeiro Alves (União Apostólica dos Sacerdotes Diocesanos) e da Alaíde Amorim (Curso Fundador da União Apostólica Feminina em Portugal). O relato do encontro do P. Manuel Ribeiro Alves com o P. José Kentenich (23 de junho de 1967), com o diálogo sobre a relação entre Schoenstatt e Fátima, incendiou os corações… E é o próprio Pai e Fundador que nos desafia: “Ide e incendiai o mundo”! Tivemos ainda intervenções emotivas da Albertina Amorim (também do Curso Fundador da UAF) e do Américo Petim, da Liga de Famílias de Coimbra.

Estes testemunhos foram acompanhados de uma apresentação em PowerPoint, que pode ver aqui (clique no link para ver a apresentação).

Ficamos gratos por conhecer a História Santa deste Santuário, para o qual contribuíram tantos instrumentos de Maria, como o P. Joseph Grass, P. Bezler, P. Celestino Trevisan, Anita Trevisan, Maria Sielker e Mathilde Thomé.

O almoço no jardim foi um momento de partilha e o caldo verde soube muitíssimo bem!

De tarde, a procissão da “Rainha da Família” percorreu as ruas de Soutelo, desde a Igreja Paroquial até ao Santuário. Aí, como já é habitual, cada um entrega o que traz no coração a Nossa Senhora… Esta entrega é simbolizada nas flores depositadas aos seus pés no Santuário, este ano com especial significado pelos 100 anos das «Flores de Maio» de José Engling.

foto4 foto5

Antes da Eucaristia, celebrando os 22 anos da Consagração das Famílias ao Imaculado Coração de Maria em Fátima (22 de maio de 1994), renovámos essa mesma Consagração, que terminou com um gesto simbólico da alegria familiar: uma largada de balões vermelhos!   

foto6 foto7

No início da Eucaristia, presidida pelo Sr. Bispo Auxiliar D. Francisco Senra Coelho, foi lida a mensagem enviada pelo Sr. Arcebispo Primaz D. Jorge Ortiga, que nos incitou a opor, à cultura da indiferença, a cultura de aliança. Na Homilia, D. Francisco, percorrendo a vida do nosso Pai e Fundador, desafiou-nos à fidelidade ao seu carisma e ao seu amor à Igreja.

Como presente jubilar, 22 novos aliados de Maria selaram a sua Aliança de Amor, enquanto 5 pessoas a renovaram. São paroquianos de Azurém e Penselo, Guimarães, que se preparam para coroar a MTA no Santuário Paroquial de Azurém como Regina Cordium, com uma coroa abençoada pelo Papa Francisco!

foto8 foto9

No ofertório, além do Capital de Graças, as velas que arderam nos Santuários de Portugal durante o Ano Jubilar, foram levadas ao altar e arderam em conjunto, tendo-se rezado nessa ocasião pela conquista do Ideal de Schoenstatt Nacional.

foto10 foto11

Mesmo antes do final da Eucaristia, os Missionários da Mãe Peregrina renovaram o seu compromisso de construir a cultura de aliança, pela presença de Maria nas famílias visitadas pelas imagens da Mãe Peregrina.


No final, o grande momento há muito ansiado: D. Francisco procedeu à bênção da Taça e do Memorial de José Engling, conquistados durante o Ano Jubilar. Todos juntos rezámos, uma vez mais, a oração (clique no link para ver a oração) que nos acompanhou nesta conquista. Foi uma emoção queimar o Capital de Graças na nova Taça de Engling, tendo-se juntado também as contribuições das talhas do Santuário Paroquial de Azurém e do Santuário de Aveiro!

foto12 foto13

Não podemos deixar de agradecer, de uma forma especial, à equipa constituída pelo José Pereira, Luís Macedo, José Castro e Fernando Silva, da Família de Schoenstatt do Porto, que construíram a Taça de Engling com as próprias mãos e ofereceram todo o seu trabalho (e ainda fizeram a cruz do Memorial!); e ao Padre Carlos Alberto, pela disponibilização dos respetivos moldes. Também estamos gratos pelas lindas mensagens das Famílias de Aveiro e Coimbra, da União Apostólica de Mães, da União Apostólica de Famílias e por todas as contribuições e ofertas recebidas. Foi ainda muito gratificante e emotivo ver o recém-ordenado diácono Gonçalo Cravo no altar da Eucaristia.
A terminar, não podia faltar o bolo de aniversário, que finalizou da melhor forma este dia de festa e Ação de Graças.

foto14 foto15
foto16 foto17

De coração cheio, só podemos exclamar:


Obrigado por tudo, Mãe,
por tudo, de coração, eu te agradeço
e quero unir-me profundamente a ti
com íntimo amor.
O que teria sido de nós, sem ti,
sem o teu cuidado maternal!        (RC 559)


E a Mãe espera por nós no Seu Santuário… nosso Santuário! GUARDEMOS ESTA HERANÇA!

O Santuário «Cenáculo do Pai para a Família do Pai» celebrou 25 anos!

 

Abaixo deixamos dois links para a visualização de álbuns de fotografias deste dia de festa no Santuário de Braga:

Jubileu Santuário Schoenstatt Braga-22mai2016

Jardim de Maria 22.05.16