.

You are here: Home

22º Aniversário do Santuário de Braga

Festa da Mãe Peregrina - Rainha da Família e aniversário da Santuário de Braga

Era Domingo de Pentecostes, 19 de maio, e o Santuário de Schoenstatt de Braga, «Cenáculo do Pai para a Família do Pai», estava em festa, celebrando os seus 22 anos.

Mas esse não era o único motivo de alegria. Este ano, juntou-se também neste dia a Festa da Mãe Peregrina – Rainha da Família, que reúne centenas de pessoas à volta do Santuário. É a Festa da Campanha da Mãe Peregrina (CMP) e das famílias visitadas pelas imagens da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável.

festa mp braga1  festa mp braga2

Preparativos junto à Igreja de Soutelo


Como habitualmente, as famílias começaram por se reunir na Igreja Paroquial de Soutelo, de onde sairiam depois em procissão, acompanhando o andor da imagem da Mãe Peregrina Auxiliar. Ainda na Igreja Paroquial, foram coroadas 17 imagens da Mãe Peregrina – Rainha da Família para a Nova Evangelização, que percorrem a Paróquia de Soutelo.

festa mp braga3  festa mp braga4

Saída da Procissão da Igreja Paroquial de Soutelo


Em seguida, a peregrinação, presidida pelo P. Manuel Ribeiro Alves e acompanhada pelo P. José Melo e pelo P. Albano Sousa Nogueira, Pároco de Fornelos (Fafe), saiu em direção ao Santuário. Durante o caminho, marcado com pétalas de flores, reza-se o terço e canta-se.

festa mp braga5  festa mp braga6

Percorrendo as ruas de Soutelo até ao Santuário


No recinto do Santuário, tudo é preparado na véspera para receber a Mãe e Rainha como Ela merece!

festa mp braga7  festa mp braga8

O recinto do Santuário enfeita-se


À chegada, todos rezámos: "Querida Mãe: Chegamos ao Teu Santuário cheios de fé e alegria (...). Com gratidão, vimos entregar as flores que hoje trazemos: elas simbolizam todo o amor que temos por Ti." (excerto da «Oração à Chegada ao Santuário»).

Este ano, as crianças da catequese (e suas famílias) tiveram uma participação especial, através da Campanha da Mãe Peregrina das Crianças, que abrangeu as Paróquias de Arões (Fafe), Azurém (Guimarães), Goães (Amares), Loureira e Vila Verde. Junto ao Santuário, elas rezaram emocionadas: "Vimos também ofertar o nosso cartãozinho das orações que construímos em família. Mãe do Céu, estas são as nossas florzinhas de carinho para Ti. Pedimos-te que elas fortifiquem e cresçam no Teu jardim, tal como o nosso Amor a Ti."

festa mp braga9  festa mp braga10

Oferta do Capital de Graças das crianças, acompanhada de cânticos


Cada criança da CMP acompanhou a procissão com um balão, em representação das respetivas famílias e, durante a bênção, deixaram que o balão subisse ao Céu! Assim, o aniversário do Santuário foi, também, embelezado pela largada de balões.

festa mp braga10

Largada de balões


Nos últimos meses, as crianças construíram dezenas do terço (algumas bem lindas e originais!), que foram abençoadas nesta ocasião.

festa mp braga12  festa mp braga13

Dezenas construídas por algumas crianças (Adriana, Daniel, Diogo e Tiago) e catequista Maria Alice


Ainda junto ao Santuário, e após a oração de chegada, é o momento da Consagração das Famílias a Nossa Senhora. Cada um dirige-se, então, ao interior do Santuário e, aos pés da Mãe de Deus, deposita as suas flores, simbolizando a entrega do próprio coração.

 

A Eucaristia decorreu no salão da Casa «Jardim de Maria», onde não couberam todos os peregrinos. As palavras do P. Manuel foram entusiastas e inspiradoras. No final da Eucaristia, os Missionários da Mãe Peregrina renovaram o seu compromisso e todos nos consagrámos à Mãe e Rainha, reafirmando a certeza: "Ela é a Grande Missionária! Ela realizará milagres!"

 

Agradecemos a presença na Peregrinação do P. José Melo e das famílias do 2º Curso da União Apostólica de Famílias de Schoenstatt, que tinham tido uma Jornada de fim-de-semana à sombra deste Santuário.

festa mp braga14

As famílias do 2º Curso da União de Famílias


É ainda de registar a alegria do grupo de peregrinos de Fornelos (Fafe), acompanhados pelo Padre Albano Nogueira, que encheram um autocarro e, no final, fizeram uma animada festa, com um piquenique no relvado.

festa mp braga15  festa mp braga16

Piquenique e festa!


Um muito obrigado às crianças, famílias e catequistas envolvidas na CMP das Crianças, que deram um sabor especial à Festa da Rainha da Família.

A Mãe e Rainha tudo providenciou para que fosse um lindo dia, cheio de bênçãos (até a procissão decorreu sem uma gota de chuva; apenas junto ao Santuário caíram umas pingas...).

festa mp braga17

Ela fará milagres!

Família de Schoenstatt de Braga