.

You are here: Home

Semana da Vida – 12 a 19 de Maio

semanadavida 05 2013

“Dá mais vida à tua vida!”

Desde 1994 a Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal competente para a área da Família, organiza a Semana da Vida. Esta iniciativa vem na sequência do apelo lançado em 1991 pelo Papa João Paulo II, na Encíclica O Evangelho da Vida sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, ao propor uma celebração que tenha por objetivo «suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspetos da vida...» (EV 85).

 

Decorrendo habitualmente na semana em que se celebra o Dia Mundial da Família (15 de Maio), em 2013, "Ano da Fé", já com 50 anos decorridos sob o início do Concílio Vaticano II e já sob o impulso da dádiva inestimável de Deus à sua Igreja, na pessoa do Papa Francisco, a Comissão Episcopal do Laicado e Família propõe-nos o lema "Dá mais vida à tua vida!".

 

Com ele pretende reforçar em nós a consciência de que a vida é o maior e mais precioso dos dons mas também despertar-nos e mobilizar-nos para a premente necessidade de desenvolvermos uma sólida cultura da vida. Não só no âmbito da sua valorização e cuidado em todas as fases e condições, mas à luz das palavras do próprio Jesus Cristo: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância." (João 10, 10).

 

Por isso, dar mais vida à vida implica assumir modos concretos de defesa e promoção da vida de cada pessoa, desde a sua conceção até à sua morte natural. Foi neste sentido que o Departamento Nacional da Pastoral Familiar elaborou um Guião com propostas de oração pela vida mas também com ações e gestos, simples mas concretos como: reunir a família, visitar um familiar ou amigo, dialogar em família ou em casal, assinalar a defesa da vida com uma vela acesa, entre outros (cf. propostas na agenda do Guião em anexo). Através do site* poderão descarregar e imprimir esse Guião e o Cartaz a afixar, de forma a facilitar a divulgação pelos meios possíveis visando que esta iniciativa chegue ao maior nº de pessoas possível.

 

Pretende-se assim que a Semana da Vida seja uma oportunidade e um desafio para cada pessoa, grupo ou família, pensar em melhorar a qualidade da sua vida e a dos outros, nos âmbitos pessoal, profissional e comunitário, inspirando-se nos autênticos valores humanos e cristãos!

 

Para todos, uma boa Semana da Vida!

(*) http://www.leigos.pt/semanadavida.html


Material para download (PDF):