.

You are here: Home

Pira do Capital de Graças para o Santuário de Lisboa

pira3No passado dia 18 de Setembro, na missa da Aliança, foi inaugurada a Pira do Capital de Graças que já tinha sido abençoada no dia 15. É um presente da Família de Schoenstatt para assinalar o Ano do Santuário. 

Trata-se de um símbolo importante nos santuários de Schoenstatt pois serve para queimar os papelinhos que ao longo do mês colocamos na ânfora, expressão das nossas entregas de amor, aquilo a que chamamos capital de graças.

cambraiCom a forma de uma patena com o mundo no centro, é uma “taça de fogo”, também chamada “taça de Engling” ou “pira de Engling” porque é um símbolo da entrega da geração fundadora de Schoenstatt, na qual se destaca o José Engling. Ele encontrou no seu dia-a-dia múltiplas oportunidades para fazer oferecimentos para o capital de graças do Santuário de Schoenstatt e, no final da 1ª guerra mundial, caiu morto em Cambrai – França onde se encontra a taça de fogo que serve de referência para todas as outras.

Em Lisboa, o mundo tem a forma de esfera armilar, com uma cruz no cimo, fazendo também lembrar o “ver sacrum” que é a lâmpada do Santíssimo nos nossos santuários.

Lisboa, 1 de Outubro.

 


pira4


pira1


unanimiter