.

You are here: Home

De volta à origem!

de.volta.a.origem01Desde o dia 28 de agosto, estamos acompanhando com sentimentos mistos os acontecimentos em torno ao acidente ocorrido com a Imagem Peregrina Original. Estamos profundamente tristes pelo acontecido, mas também fortalecidos pelas inúmeras manifestações de confiança no poder e na vitoriosidade de nossa Mãe e Rainha de Schoenstatt. Também não podemos ignorar a manifestação de fé e confiança dos locais que, já tendo tudo preparado para receber a visita da Imagem Peregrina Original, não deixaram de realizar o programa planejado, recebendo somente a imagem da Mãe e Rainha e sua coroa com tanto ou até maior empolgamento. E o que dizer das dioceses que já se propuseram a realizar a agenda programada, mesmo sem a imagem da Mãe Peregrina Original? Isso só é possível pela resposta da fé à atuação da graça divina!
A Imagem Peregrina Original foi enviada solenemente do Santuário Tabor em 18 de abril deste ano. Foi acolhida com muito amor e carinho por diversas dioceses dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Amazonas, Acre, Rio de Janeiro e São Paulo. Deveria continuar seu caminho até outubro do próximo ano quando, para a abertura do ano do Centenário da Aliança de Amor, retornaria ao Santuário Tabor.

de.volta.a.origem02

Mas Deus quis diferente. Em função do acidente e da urgente necessidade de reparos, a Imagem Peregrina Original retornou ao Santuário Tabor em 06 de setembro.
No dia 5 de setembro, às 12 horas, cerca de 200 coordenadores e missionários de diversas dioceses de São Paulo se reuniram junto ao Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, para despedir-se da Peregrina Original. Junto estava uma representação da diocese de São Carlos, a última a receber a Peregrina, no sinal de sua estampa, e das dioceses que ela visitaria em seguida.
A atmosfera era de muita emoção e gratidão. Pe. Samir Silva Souza, capelão do Santuário Tabor da Alegria Vitoriosa (Araraquara/SP), presidiu a celebração. Ele estava visivelmente tocado pelos acontecimentos do acidente e mais ainda pelos prodígios que a Mãe realizou na diocese de São Carlos, quando os visitou logo após o acidente. Convidou a todos a amarem ainda mais a Mãe e oferecer-lhe reparação pelo acontecido.

de.volta.a.origem03

Depois da Santa Missa, todos se dirigiram ao Santuário para uma oração de envio da Mãe Peregrina Original para ser restaurada. Continuamente repetiam o que se vivenciou nesses últimos meses, com sua peregrinação: Ela é a grande Missionária, ela realizará milagres!
Em seguida, se dirigiram ao veículo e Pe. Samir deu a bênção de uma boa viagem para as Irmãs M. Cacilda, Mariane e M.Liliane, que a conduziram até Santa Maria/RS. Assim ela partiu: cercada de filhos, com o coração repleto de amor, de gratidão e da certeza que ela realizará ainda mais milagres do que antes.
Logo depois da meia-noite, nos primeiros minutos de 06 de setembro, embora de uma forma totalmente diferente, a Imagem Peregrina Original podia ‘retornar ao lar’ e entrar novamente no seu querido Santuário Tabor, berço da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Muitas Irmãs de Maria a acolheram no Santuário e ali permaneceram em oração durante a noite.
Inevitável naquele momento era recordar as muitas vezes em que a ‘Peregrina Original’ entrou no Santuário nos ombros do Servo de Deus João Pozzobon ou quando, em setembro de 1980, devolveu sua preciosa imagem às mãos da Ir M Terezinha.
A Divina Providência, que teceu os acontecimentos que ainda estamos tentando entender, também dispôs que a Imagem Peregrina Original chegasse ao Santuário Tabor às portas da 60ª edição da Romaria da Primavera. Desde 1952, quando iniciada por João Pozzobon, a Romaria da Primavera celebra o aniversário da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e era a oportunidade em que ele, anualmente, renovava a coroação da Imagem Peregrina. E, justamente, um dos sinais de Deus neste acontecimento tão trágico foi o fato de que a coroa que a ‘Peregrina Original’ trazia em sua peregrinação pelo Brasil tenha saído ilesa do acidente. Ver a imagem e a coroa no altar do Santuário Tabor era um pedido eloquente de Maria: “Coroem e tenham confiança!”

de.volta.a.origem04

Na fé que Deus continuará tecendo esta história e a conduzirá à vitória, começará em breve a restauração da Imagem Peregrina Original. Neste processo somos todos convidados (e convocados!) a participar: por nossas orações, contribuições para o Capital de graças, especialmente pelo nosso esforço consciente em restaurar em nós a imagem de Maria, em cultivar o nosso Santuário-Coração. Assim, com Maria, vamos testemunhar: Ela realmente realizará milagres!

Ir. M. Rosequiel Fávero

Fonte e fotos :http://www.tabormta.org